Main

Manual

Forum

Contact

Buy It

Free Simulation Software Download

 

1 - Introdução

O vocábulo simulação apresenta diferentes significados de acordo com o contexto em que é utilizado. Nesta obra, simulação significa imitação de alguma situação observada, imaginada ou projetada, possibilitando a realização de testes experimentais.
O sistema de simulação discreta XSim foi projetado para implementar modelos de simulação discreta de forma ágil e com possibilidade de acompanhamento do comportamento do sistema em tempo de execução.
Para possibilitar o uso dos recursos do XSim são utilizados algumas definições, como Entidades, Processos e Recursos

1.1 - Entidades

Corresponde ao elemento dinâmico da modelagem que se move ao longo do processo. Pode ser o produto que está sendo manufaturado numa indústria, a informação que circula num sistema informatizado ou um veiculo que se move numa cidade em uma simulação de tráfego urbano.

1.2 - Processos

Local onde alguma atividade é realizada sobre a entidade. Pode ser necessário o uso de recursos para a sua concretização. Podemos citar como exemplo o trabalho realizado por um funcionário sobre o produto que está sendo manufaturado, o atendimento de um cliente por uma loja, o processamento de uma operação pelo microprocessador de um computador.

1.3 - Recursos

Este que atua sobre a entidade. Pode ser um funcionário ou uma máquina que realiza uma operação sobre um produto que está sendo manufaturado.

Voltar ao Índice